
A GINECOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A ginecologia na infância e na adolescência é uma área específica da ginecologia que trata de aspectos peculiares que podem ocorrer em crianças e em adolescentes. É uma área da ginecologia que se desenvolveu bastante em todo o mundo. Desde 1971 a Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas conta com um Setor para atender especificamente crianças e adolescentes, com objetivo de melhor entender as alterações ginecológicas que podem ocorrer nessa faixa etária. Desde então esse Setor adquiriu grande experiência na área, sendo hoje formador de muitos médicos ginecologistas que se interessam por essa parte da ginecologia. Em 1995 foi fundada uma Sociedade Médica, a Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), que organiza regularmente congressos, cursos e jornadas nessa área.
A IMPORTÂNCIA DA GINECOLOGIA NESSA FAIXA ETÁRIA
O mais importante requisito de uma consulta médica é o acolhimento, ou seja, o bom acolhimento é a chave para abrirmos o diálogo com o nosso paciente. A criança precisa ser tratada com delicadeza, com afeto.
O ginecologista que atende crianças e adolescentes está cada vez mais se capacitando, pois no atendimento ginecológica de uma criança ou de uma adolescente a abordagem é diferente da que se faz ao atender uma mulher em outra idade, tendo particularidades específicas a começar pelo exame dos seus genitais, que deve ser feito já no momento do nascimento.
MOMENTO IDEAL PARA PRIMEIRA CONSULTA
O momento adequado para a primeira consulta ginecológica de uma criança, pela nossa experiência:
Sempre que a mãe tiver alguma dúvida, independentemente da idade da sua filha. Nessa situação a mãe deve consultar o seu médico de confiança que pode encaminhar a paciente para um profissional médico com experiência no atendimento de crianças e adolescentes.
-
Quando o broto mamário começar a se formar. É quando a menina desperta para a puberdade. Na puberdade naturalmente surgem várias dúvidas, não só da criança como da sua mãe. É o momento ideal para explicarmos para a criança o que está ocorrendo e o que irá acontecer com o seu corpo a partir de então.
-
Quando acontece a primeira menstruação. O ideal é que a menina receba orientações corretas antes mesmo de menstruar pela primeira vez, evitando-se assim alguns mitos comuns que podem ser prejudiciais. O médico ginecologista deve ser a pessoa indicada para oferecer essas orientações
